No próximo dia 16 de maio, í s 16h, serão lançado, no Cine Teatro Cultura, em Belo Jardim, a publicação que documenta a primeira edição da Residência Belojardim (Ciclo de exposições artí­sticas em Belo Jardim), projeto promovido pelo Instituto Conceição Moura, com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli, que teve o artista Marcelo Silveira como convidado em 2017.
Durante sua temporada na cidade, o artista apresentou oito obras e, a cada semana, uma delas entrou em destaque. Silveira transformou a antiga fãobrica de doces Mariola em seu ateliê e, semanalmente, promoveu encontros com grupos diversos da cidade para um almoço. A ideia era que a obra da semana, sua poética, suas reflexíµes pudessem pautar as conversas. “é na mesa que surgem as melhores conversas, por isso nossa proposta de reunir as pessoas em torno dela. O foco não é a comida, ela é um acessório dentro do processo”, explica.
A passagem das obras pela cidade e parte das conversas í  mesa foram registradas em ví­deo e geraram o livro Residência Belojardim Marcelo Silveira, lançado agora. O livro de 160 pãoginas é dividido em sete capí­tulos, cada um deles dedicado a uma das obras apresentadas durante a residência. Os textos são assinados pelas curadoras do projeto, mas trazem participações especiais dos curadores Michael Asbury, Catarina Duncan e Moacir dos Anjos, do assistente de curadoria da residência André Vieira, da pesquisadora Cristina Huggins e da jornalista Fabiana Moraes.
A Residência Belojardim é um programa de longo prazo que busca incentivar discussíµes em torno do significado sociocultural do termo Nordeste e do legado da arte da região nos dias de hoje, a partir da experiência in loco no municí­pio de Belo Jardim. A cada ano, um (a) artista é convidado a residir na cidade por um perí­odo de dois meses, desenvolvendo projetos especialmente comissionados para o contexto local. Desde abril deste ano, o artista Carlos Mélo participa da segunda edição do projeto.
A Residência Belojardim (Ciclo de exposições artí­sticas em Belo Jardim), coordenado pela produtora Automatica, se insere no Circuito Cultural promovido pelo Instituto Conceição Moura em Belo Jardim, que tem como objetivo dinamizar a programação cultural local e regional, com a oferta de festivais, oficinas de formação e residências artí­sticas, ao longo do ano. A programação do Circuito Cultural busca envolver e valorizar os talentos do municí­pio e da região, fomentando a cultura como parte estratégica da formação dos cidadãos e cidadãs belo-jardinenses, e, ao mesmo tempo, como atividade econí´mica e profissional.

Serviço:
Lançamento do livro – Residência Belojardim Marcelo Silveira
16 de maio de 2018, í s 16h
Cine Teatro Cultura
Praça Jorge Aleixo, s/n
Centro ““ Belo Jardim