No próximo dia 16 de maio, í s 16h, serão lançado, no Cine Teatro Cultura, em Belo Jardim, a publicação que documenta a primeira edição da Residência Belojardim (Ciclo de exposições artísticas em Belo Jardim), projeto promovido pelo Instituto Conceição Moura, com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli, que teve o artista Marcelo Silveira como convidado em 2017.
Durante sua temporada na cidade, o artista apresentou oito obras e, a cada semana, uma delas entrou em destaque. Silveira transformou a antiga fãobrica de doces Mariola em seu ateliê e, semanalmente, promoveu encontros com grupos diversos da cidade para um almoço. A ideia era que a obra da semana, sua poética, suas reflexíµes pudessem pautar as conversas. “é na mesa que surgem as melhores conversas, por isso nossa proposta de reunir as pessoas em torno dela. O foco não é a comida, ela é um acessório dentro do processo”, explica.
A passagem das obras pela cidade e parte das conversas í mesa foram registradas em vídeo e geraram o livro Residência Belojardim Marcelo Silveira, lançado agora. O livro de 160 pãoginas é dividido em sete capítulos, cada um deles dedicado a uma das obras apresentadas durante a residência. Os textos são assinados pelas curadoras do projeto, mas trazem participações especiais dos curadores Michael Asbury, Catarina Duncan e Moacir dos Anjos, do assistente de curadoria da residência André Vieira, da pesquisadora Cristina Huggins e da jornalista Fabiana Moraes.
A Residência Belojardim é um programa de longo prazo que busca incentivar discussíµes em torno do significado sociocultural do termo Nordeste e do legado da arte da região nos dias de hoje, a partir da experiência in loco no município de Belo Jardim. A cada ano, um (a) artista é convidado a residir na cidade por um período de dois meses, desenvolvendo projetos especialmente comissionados para o contexto local. Desde abril deste ano, o artista Carlos Mélo participa da segunda edição do projeto.
A Residência Belojardim (Ciclo de exposições artísticas em Belo Jardim), coordenado pela produtora Automatica, se insere no Circuito Cultural promovido pelo Instituto Conceição Moura em Belo Jardim, que tem como objetivo dinamizar a programação cultural local e regional, com a oferta de festivais, oficinas de formação e residências artísticas, ao longo do ano. A programação do Circuito Cultural busca envolver e valorizar os talentos do município e da região, fomentando a cultura como parte estratégica da formação dos cidadãos e cidadãs belo-jardinenses, e, ao mesmo tempo, como atividade econí´mica e profissional.
Serviço:
Lançamento do livro – Residência Belojardim Marcelo Silveira
16 de maio de 2018, í s 16h
Cine Teatro Cultura
Praça Jorge Aleixo, s/n
Centro ““ Belo Jardim