Belo Jardim, na região Agreste de Pernambuco, estabelece seu papel de protagonista no calendário artístico e cultural nordestino com a Edição 2018 do Circuito Cultural promovido pelo Instituto Conceição Moura. A programação anual consiste em residência artística e festivais de música e cinema que, juntos, promovem um trabalho de transforma??o social que impacta pouco mais de 8 mil pessoas. Os projetos dinamizam e incrementam o acesso ? Arte e Cultura, ampliam a visibilidade ? artistas da região, promovem o intercambio de experiências internacionais, brasileiras, da capital e do interior pernambucano, além de contribuírem com a organiza??o e o aprimoramento do empreendedorismo associado ?s artes na cidade.
Os projetos do Circuito Cultural só viabilizados por recursos da Lei Rouanet e patrocínio do Grupo Moura, sendo realizados em parceria com os produtores culturais: Pontilhado Cinematográfico, responsável pelo IV Cine Jardim ? Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim; CODA, ? frente do Festival No Ar Coquetel Molotov ? Etapa Belo Jardim, voltado para a música independente, e do Virtuosi, consagrado evento de música clássica; e Automática, produtora do Residência Belojardim, projeto que deu início ao calendário do Circuito Cultural, começando no próximo dia 19 de abril.
O Residência Belojardim é um programa de longo prazo, estruturado a partir de uma experiência in loco no município de Belo Jardim e focado no envolvimento entre artistas e comunidade e na descentralização da arte contemporânea e amplia??o do debate sociocultural, especialmente acerca dos significados e ressignificados do Nordeste e seu legado artístico.
A segunda edição contará com a participação de Carlos Melo, artista pernambucano, de Riacho das Almas, também no Agreste do Estado, que concebeu um projeto voltado para a Comunidade Quilombola do Barro Branco, situada nos arredores da cidade de Belo Jardim.
As artes do Circuito Cultural 2018 são formadas ao longo do ano, de forma permanente e estruturadora, por uma sala de cinema e pela Escola de Música Flor de Mandacaru. No cinema, o Instituto Conceição Moura promove sessões semanais, as quintas e aos domingos, fortalecendo a difusão da produção cinematográfica nacional e latino-americana para a população de Belo Jardim.
Já a escola de música oferece aulas de flauta e canto para estudantes da rede municipal de Ensino e jovens e adultos da cidade, buscando o fortalecimento da tradição musical da cidade que Belo Jardim possui, conhecida como Terra dos Músicos.
CALENDÁRIO

  • Residênncia Artística Belojardim: De 19 de abril a 30 de junho de 2018
  • Cinejardim: De 14 a 26 de maio de 2018
  • Virtuosi: De 4 a 8 de julho;
  • Coquetel Molotov: De 17 a 20 de outubro